ÁREA RESTRITA

     Usuário

     Senha

     SERVIÇOS

     NAVEGAÇÃO NO SITE

Grupos de Dança


Coreógrafa - Luana Massmann

luana_massmann@hotmail.com     celular 54 9959 4185

Cultura Italiana nos Passos da Dança

Grupo Folclórico de Danças Giuseppe Garibaldi

Entre as principais atividades do instituto que envolvem o espírito de resgate, a valorização, educação e conhecimento da cultura italiana, está o g Grupo Folclorístico de Danças Italiana Giuseppe Garibaldi que é composto atualmente por dois grupos: o juvenil de 9 a 11 anos que conta com 16 integrantes e o adulto com alunos acima de 11 anos e possui 20 dançarinos.

 

Formado por alunos das escolas municipais e criado em 2002, vem desenvolvendo desde a sua formação, atividades que ultrapassam os passos da dança. Alem de encantar a comunidade local e regional com coreografias de cada região da Itália, a essência desde projeto cultural encantou, também, cada um dos integrantes do grupo.

 

Conforme a coreógrafa Luana Massmann, os alunos estão envolvidos com a dança e com ampliação do conhecimento que o contato com a cultura italiana proporciona. Carla salienta que o resultado deste trabalho pode ser observado tanto no desempenho escolar dos integrantes do grupo como na convivência familiar.

 

Os alunos possuem uma rotina de quatro horas de ensaio semanal e estão bem preparados não só na parte técnica, como no conhecimento da cultura italiana. “ Alem dos ensaios eles estudam e pesquisam o folclore regional da Itália, bem como estão aprendendo o idioma no curso de língua italiana oferecido pela Associação Giuseppe Garibaldi”, salienta a coreógrafa.

 

Outro aspecto importante destacado pela coreógrafa é que participar do grupo não significa mais despesas para os pais, já que muitos pertencem a família de baixa renda. Todos os gastos com viagens e produção dos trajes são custeados pelo Instituto e empresas da comunidade.

 

VIAGENS 

A Agenda do Grupo tem sido bastante intensa. Ja no primeiro ano de existencia foram mais de 26 apresentações em Carazinho e municípios da região. Neste ano participaram na cidade de Concórdia – SC do IV Festival Del Formaggio e Del Vino. Este evento contou com 20 Grupos italianos e alemães. “Esta apresentação foi muito importante para os alunos, pois normalmente somos convidados só para eventos. Pela primeira vez participamos de um festival de danças onde os alunos puderam também trocar experiências com outros grupos. O sucesso foi emocionante, fomos aplaudidos de pé” disse Carla satisfeita.

 

TRAJES
A novidade prevista para a apresentação do grupo no Jantar Típico  Italiano que aconteceu em 7 de agosto passado, foi o novo traje. Seguindo a proposta de reverenciar cada região da Itália, o grupo substituiu o traje de características Sardenha para um típico da região da Sicília, confeccionado por Cleri Zilmer.

 

Alem do figurino diferenciado, o grupo também está ensaiando novas coreografias: Va Pensiero, Tarantella Milazzisa, Nastri, Molisane, Tarantella Albanese, Ballo Del Poile, Funiculi Funiculà, Napolitana.

Texto: Informatore

Grupo Folklorístico Giuseppe Garibaldi

Luiz Carlos Dal Castel – Diretor

Luana Massmann – Coreógrafa

Dirce Martinelli – Professora de Italiano



Giuseppe Garibaldi

A Associação Italiana

 

Giuseppe Garibaldi  foi um guerrilheiro italiano. Uma das mais notáveis figuras da unificação italiana, Garibaldi dedicou sua vida à luta contra a tirania.

 

 

A Associação Italiana Giuseppe Garibaldi foi fundado em 21 de maio de 1996 em Carazinho, Rio Grande do Sul, Brasil, declarado de Utilidade Pública pela Lei 5710/02.

 

 

© Copyright 2008 - 2014 - Associação Italiana Giuseppe Garibaldi de Carazinho/RS - Fundado em 21/05/1996
Utilidade Pública Lei Municipal 5710/02